Como parar de fumar- Saúde bucal

Parar de fumar – Como todos sabem a grande maioria, o ato de fumar nós causa diversos malefícios à saúde física quanto mental, mas nem todos sabem o que realmente acontece com o nosso corpo e como ele reage diante disso tudo; portanto, hoje trazendo um pouco sobre como o cigarro interfere em nossa saúde bucal e quais males ele pode causar.

Entretanto, todos já sabem o quanto precisamos elimina este habito e parar de fumar mas será que todos sabem o que acontece com a nossa boca quando fumamos? O cigarro possui em sua composição a substância chamada Nicotina, portanto, quando ela entra em contato com a boca ela é capaz de ressecar e inibir a produção da saliva. Mas, qual é a importância disso?

Qual é a função da saliva humana?

Embora, a saliva tem com sua função é lubrificar e diluir o alimento para facilitar a mastigação, a gustação e a deglutição, além de conseguir proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Ela é composta por ar, água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Como também, possui proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas

A imunoglobulina secretória A (IgA) como a outras demais, tem como sua função mais importe, pois, protege o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo; como também, obtém um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias.

Males sobre a boca seca

Alem disso, podemos ticar alguns males que interfere diretamente somente com a inibição da saliva, como por exemplo:

  • Dificulta a cicatrização e diminui a eficiência do sistema imunológico, tornando o fumante mais frágil à bactérias, vírus e fungos.
  • pode causar halitose
  • Costuma levar a doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, ou até mesmo em casos graves levando a perda óssea dos dentes
  • Enfraquecimento do esmalte, tornando mais exposto a formação de tártaro e o escurecimento dos dentes.
  • Surgimento de infecções e doenças

Parar de fumar – Benefícios bucais

Contudo, para aqueles que querem parar de fumar há inúmeros motivos e benefícios para voltar a uma vida saúde, mas voltar a ter aquele sorriso impecável e paladar aguçado não tem igual, não é? Trazemos um pouco dos diversos benefícios bucais pelo qual vale a pena sempre investir em si mesmos

Como posso parar de fumar?

Deixar um vício no passado nunca é fácil, especialmente sem a estratégia correta.

Envolva amigos

Nossos amigos e familiares são vitais para nosso sucesso com esse tipo de coisa.
Eles podem ser seus maiores apoiadores ou maiores responsáveis se estiverem determinados a te ajudar nessa nova jornada.

Certificar-se de que seus amigos estão do lado é essencial e, melhor ainda, veja se alguns podem enfrentar o desafio com você.

E se eles não estiverem a bordo? Então os largue também – especialmente se forem fumantes.
Cercar-se de outras pessoas que não fumam facilitará o processo.

Utilize medicamentos para parar de fumar

Nem sempre é tão simples quanto abandonar os cigarros na primeira tentativa. Mas o uso de terapias de reposição de nicotina, como adesivos e pastilhas, aumenta sua chance de parar em 1,5 vezes e usar um remédio para parar de fumar leva a um aumento de quatro vezes nas suas chances de abandonar os cigarros para sempre.

Estes podem incluir não apenas a reposição da nicotina, mas também comprimidos e sprays para a boca. Esse tipo de produto funciona liberando o sabor real dos componentes do cigarro e auxilia a minimizar os sintomas da abstinência e reduzir os desejos pelo cigarro.

E, de acordo com pesquisas, você tem duas vezes mais chances de parar de fumar usando o medicamento correto.

Seja ativo

Os cientistas dizem que mesmo cinco minutos de caminhada ou alongamento são suficientes para reduzir os desejos pelo cigarro, ansiedade e estresse.

Além de encontrar o tratamento certo que funcione para você, é uma boa ideia ser o mais ativo possível durante sua jornada para parar de fumar, pois o exercício pode funcionar como um método de distração, além de liberar endorfinas que irão melhorar seu humor e produzir substâncias químicas anti desejo no cérebro.

Isso pode ser essencial, pois pode ocorrer um maior nervosismo nos primeiros estágios de parar de fumar.

2 thoughts on “Como parar de fumar- Saúde bucal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *